Trecherinhas

Primeiras doses para a rua 

Teve início no dia 12 de fevereiro de 2021 a vacinação para quem está em situação de rua com 60 anos ou mais. 

Essa ação foi motivada a partir de uma recomendação da Defensoria Pública e do Ministério Público para Secretaria do Estado de Saúde. A iniciativa solicitou que as pessoas em situação de rua fossem incluídas no grupo prioritário de pessoas a serem vacinadas no Estado de São Paulo, em consonância com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, publicado pelo Governo Federal. 

No momento, só a cidade de São Paulo acatou a recomendação e iniciou a vacinação das pessoas em situação de rua com 60 anos ou mais. Ainda não há notícias de outras cidades que estejam fazendo essa vacinação. 

Novo Movimento na Luta 

No dia 16 de dezembro de 2020 foi realizada a assembleia de lançamento do Movimento Nacional de Lutas em Defesa à População em Situação de Rua (MNLDPSR). Anderson Lopes Miranda e Edvaldo Gonçalves de Souza estão entre os fundadores desse novo movimento, que, segundo eles, veio para somar e fortalecer a luta por políticas públicas, contra a violência e toda expressão ou manifestação de preconceito. Segundo seus fundadores, “onde uma pessoa em situação de rua estiver em vulnerabilidade social, sanitária e ou mental, o MNLPDPSR vai estimular seu protagonismo e autonomia.”  

Mais informações: 

Anderson – (11) 94020-5505  

Edvaldo – (11) 94079-2895 

E-mail: mnldpr.nacional@gmail.com 

Esperança que faz 25 anos 

O Arsenal da Esperança, celebrou no dia 01 de fevereiro de 2021, ano de pandemia, os seus 25 anos de acolhimento de pessoas em situação de rua. São aproximadamente, mil pessoas atendidas por dia e mesmo na pandemia, foram 96 dias de verdadeiro lockdown , onde as pessoas ficaram 24 horas no serviço para evitar a contaminação. Mesmo com a flexibilização de saídas, os protocolos são rigorosos. 

Segundo o P. Lorenzo Nacheli, os 25 anos do Arsenal foram somente um pequeno ensaio do que pode ser um acolhimento na cidade de S. Paulo, de como podemos mudar o conceito de acolhida e não mudar as pessoas, mas ajudar as pessoas a tomarem decisões para suas vidas. “O Arsenal da Esperança é o coração de humanidade para a cidade de São Paulo”, conclui Lorenzo. Parabéns, Arsenal da Esperança. 

Serviço: 

DOAÇÕES: Rua Doutor Almeida Lima,900 – 03164-000 – Mooca – SP. 

Tel. (11) 2292-0977  

e-mail: arsenaldaesperanca@sermig.org.br 

Últimos posts por Redação (exibir todos)