Rede Rua recebe visitador geral dos Verbitas

No dia 23 de maio de 2022, os projetos da Rede Rua receberam  a visita do Padre Raymund Festin, membro da direção geral dos Verbitas. Ele é filipino  e reside em Roma desde 2018, local da sede da congregação. Os Missionários do Verbo Divino são uma ordem religiosa ligada à Igreja Católica e fundada pelo santo alemão  Arnaldo Janssen. Nasceram na Holanda,  em 1875. Conta com 6.000 membros atuando em 86 países do mundo, especialmente entre os mais pobres. A cada 6 anos um dos 7 membros da coordenação geral realiza uma visita para conhecer e apoiar os projetos ligados à congregação. A Rede Rua conta com o apoio da Congregação do Verbo Divino e outras 6 famílias religiosas.

Juntamente com outras congregações religiosas, a ordem mantém uma entidade na ONU, chamada VIVAT Internacional, que realiza “advocacy” em defesa dos direitos das populações mais vulneráveis. No Brasil esta instituição é chamada Vivat Brasil. 

Padre Raymund mostrou-se impressionado pelo número de leigos e religiosos envolvidos nos projetos Chapelaria Social, Rede Rua de Comunicação e Alimentar Direitos, que distribuem diariamente mais de 1200 refeições à população de rua, além dos serviços de acolhida, assistência, social, consultoria de advogado, bagageiro,  lavagem de roupas, oficinas de corte de cabelo, rodas de conversa e momentos de espiritualidade. Confira a entrevista do P. Raymund.

.

“Não percam a esperança!”

Rede Rua: Como você vê os projetos desenvolvidos pela Rede Rua?

Pe. Raymund: Estou muito impressionado pelo serviço dos nossos missionários, irmãs religiosas e voluntários leigos. Aqui tudo está organizado e vejo que as pessoas têm um coração voltado para os mais necessitados e pobres. Oxalá este serviço continue nos próximos meses e anos.

Rede Rua: Como você vê a questão da fome no mundo?

Pe. Raymund: Esta realidade é muito triste. Em cada canto do mundo existem pessoas que passam fome, é nossa responsabilidade cristã ajudar os pobres, os marginalizados e também as vítimas da injustiça.

Pe. Raymund: É um país muito abençoado e muito lindo. Um país que tem riqueza e o povo tem um coração aberto e acolhedor.

Rede Rua: Que mensagem você deixaria para as pessoas em situação de rua?

Pe. Raymund: A minha mensagem é de que não percam a esperança. Deus está sempre do lado dos pobres e marginalizados. Rezo sempre para que Deus mande pessoas de grande caridade para ajudar os pobres e mais necessitados.