Quem Somos

O jornal “O Trecheiro” teve sua primeira edição publicada no mês de agosto de 1991. O objetivo sempre foi acompanhar e documentar a vida das pessoas que vivem em situações limites e suas organizações; divulgando e fazendo memória desses segmentos que vivem à margem da sociedade, há quase três décadas seguimos com essa missão.

Queremos avançar no sentido de disseminar essa realidade a um número maior de pessoas, tendo em vista a mobilização de uma rede de sustentação de ações em prol ao resgate da dignidade das pessoas que hoje estão em situação de rua.  Desmistificando estigmas impostos pela sociedade, anunciando e fortalecendo a defesa de direitos dessa população.

“O Trecheiro” é escrito pela população em situação de rua, voluntários, colaboradores e pessoas que tem afinidades com a causa. Temos uma equipe voluntária de diagramadores, fotógrafos, revisores, escritores, etc. A via impressa é feita pela Editora Paulus, com  tiragem de 7.000 mil exemplares. “O Trecheiro” impresso é distribuído nas ruas, nos centros de atendimento a população em situação de rua, em órgãos governamentais, para pessoas interessadas, alem disso disponibilizamos o acervo digital no site, a cada edição.

Prêmios e Parcerias

Prêmio de Direitos Humanos 2013
Prêmio de Direitos Humanos 2013
International Street Paper Awards 2011
International Street Paper Awards 2011